Pesquisar este blog

terça-feira, 14 de junho de 2011

Tópicos Capítulo VII


Técnica e desejo coletivo:

    - Existência de relações algumas vezes muito estreita entre determinados desenvolvimentos tecno-industriais e fortes correntes culturais ou fenômenos de mentalidade coletiva.
    - O automóvel respondeu à uma imensa necessidade de autonomia e de potência individual. Onde foi investido de fantasmas, emoções, gozos e frustações.
    - A rede das garagens, dos postos de gasolia, entre outros, constituem um universo prático e mental fortemente investido por milhões de pessoas.
    - Desejo é formado pelas formas econõmicas e institucionais.

A infraestrutura não é dispositivo:

     - O crescimento do ciberespaço corresponde a um desejo de comunica,ão recíproca e de inteligência coletiva.
     - O ciberespaço não é um infra-estrutura técnica particular de telecomunicações, mas uma certa forma de usar as infra-estruturas existentes.
    - A evolução da inovação social, do séc. XVII, resultou de um movimento social que ultrapassa progressivamente o dispositivo inicial centro-periferia.
    - A princípio na clandestinidade e na ilegalidade, depois de forma cada vez mais aberta e oficialmente aprovada.
    - O correio, encontra-sse intimamete ligado à ascensão das idéias e das práticas que valorizam a liberdade de expressão e a noção de livre contrato entre indivíduos.

O programa da Cibercultura: a Interconexão

    - Três princípios orientaram o crescimento inicial do ciberespa,o: a interconexão, a criação de comunidades virtuais e a inteligência coletiva.
    - Uma dos pulhões mais fortes na origem do ciberespa,o é da interconexão.
    - Os veículos de informação não estariam mais no espaço, mas por meio de uma espécie de reviravolta topológica todo o espaço se tornaria um casal interativo.
    - A cibercultura aponta para uma civilização da telepresença generalizada.

Uma pergunta sem objetivo nem conteúdo

    - O movimento social e cultural que o ciberespaço propaga, não converge sobre um conteúdo particular, mas sobre uma forma de comunicação não midiática, interativa, comunitária, transversal, rizomática.
    - As comunidades virtuais são um exelente meio para socializar.
    - O programa da cibercultura é universal sem totalidade.
    - Interconexão geral, comunidades virtuais e inteligência coletiva são aspectos de um universal por contato.
    - O movimento contínuo de interconexão rumo a uma comunicação interativa de todos com todos é em si mesmo um forte indício de que a totaliza,ão não ocorrerá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário